É sabido que a pandemia do Novo Coronavírus – Covid-19 impactou, negativamente, todo o planeta, aumentando o número de pessoas que passam fome. No Brasil, já havia insegurança alimentar e subnutrição antes. Mas, agora, são 19 milhões de brasileiros nessa situação.
Nesse cenário, ações sociais são muito importantes para atenuar a carência da população. A Transmartins conta com iniciativas sociais desde a fundação e, em 2021, intensificou-as como forma de contribuir mais ainda no combate às desigualdades.
Conheça nossos programas voltados para a responsabilidade social nesse post.
DOANDO ESPERANÇA
A ação social Doando Esperança é uma das formas da Transmartins colocar em prática os valores institucionais. São prezados o respeito ao próximo e o potencial transformador da responsabilidade social corporativa.
O Doando Esperança consiste na arrecadação e distribuição, principalmente, de alimentos e, também, de roupas, itens de higiene pessoal, cobertores e produtos de limpeza.
CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS
Em 2021, a instituição escolhida para receber os donativos em várias das cidades onde a TM está presente foi a Central Única das Favelas (CUFA). Ela foi criada a partir da união de jovens de diferentes comunidades há mais de 20 anos, sendo reconhecida no Brasil e no exterior, principalmente, por dar visibilidade à arte produzida nas periferias de todo o país.
Dentre as unidades da Transmartins que realizaram doações para a CUFA, estão: a unidade de Serra, no Espírito Santo, a unidade de São Paulo, a do Rio de Janeiro e outras.
PARÓQUIA SÃO LUÍS MONTFORT
Na cidade de João Monlevade (MG), a instituição que recebeu as cestas básicas arrecadadas foi a Paróquia São Luiz Maria Grignom de Montfort. Atualmente, a paróquia oferece ajuda para mais de 90 famílias, que encontram-se em situação de vulnerabilidade social na região de João Monlevade.
ASSOCIAÇÃO AJUDAR FAZ BEM E IGREJA NOVA ALIANÇA
Já em Coronel Fabriciano (MG), os frutos da campanha de arrecadação de alimentos foram direcionados para a Associação Ajudar Faz Bem, localizada na cidade de Timóteo (MG) e para a Igreja Nova Aliança, em Coronel Fabriciano (MG). Ambas têm o propósito de ajudar pessoas em necessidade social.
LAÇO AMARELO
Sendo uma empresa de logística e transporte de cargas, a Transmartins preocupa-se especificamente com as questões relacionadas ao trânsito e à direção responsável. Assim, a transportadora atua, também, no combate a outro problema que afeta o Brasil: o alto número de acidentes de trânsito, ocupando a posição de quarto país com mais mortes no trânsito no ranking mundial.
O programa Laço Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) há cerca de 10 anos. Trata-se de uma certificação que pode ser conquistada por empresas que têm iniciativas focadas na segurança no trânsito.
A TM apoia essa causa e busca maneiras de contribuir para a segurança viária, tanto dos seus condutores e clientes, quanto da sociedade de maneira geral. Assim, a Transmartins apoia a ONSV em pesquisas e estudos relacionados à segurança no trânsito. São elaboradas campanhas de conscientização sobre esse tema periodicamente.
A Transmartins acredita que é fundamental que motoristas, passageiros e pedestres compreendam o papel de cada um para tornar as ruas e rodovias mais seguras. Treinamentos focados na direção responsável também são realizados periodicamente com os condutores.
A Transmartins agradece a todos os colaboradores que se solidarizaram e contribuíram com as iniciativas sociais. São ações como essas que contribuem para um mundo melhor, especialmente, diante de circunstâncias atenuantes como a pandemia de Covid-19.
Acesse as redes sociais da Transmartins para saber em primeira mão sobre outros projetos!
Veja outras publicações