O transporte rodoviário tem grande relevância na economia brasileira, visto que é responsável por boa parte do escoamento de cargas do país. Devido à alta dependência desse modal, entender os diversos tipos de transporte de cargas é essencial para quem trabalha no setor logístico.
Esse post foi elaborado para explicar os tipos de cargas mais frequentes nos serviços de transporte no país e qual é o objetivo de cada uma delas. Leia:
CARGA FRACIONADA
Dentre os tipos de transporte de cargas, a carga fracionada é a que exige mais planejamento logístico. O motivo é que essa modalidade de transporte inclui mercadorias com diversos destinos.
Geralmente, as lojas on-line utilizam essa modalidade de carga, por exemplo. É necessário reunir várias mercadorias com destinos próximos, geralmente dividindo os custos do frete entre os compradores dos produtos ou entre os contratantes do serviço de transporte.
Em outros termos, a carga fracionada é quando o cliente paga apenas pelo espaço e tempo de transporte dedicados à própria mercadoria e não pelo frete total.
Para executar esse tipo de transporte de carga sem atrasos e a custo baixo, é preciso que a transportadora contratada tenha expertise em planejamento de rotas, a logística propriamente dita.
CARGA FECHADA
A carga fechada, também chamada de carga completa ou carga lotação, é aquela que não divide espaço com outras cargas dentro do mesmo veículo. Ela é enviada de forma exclusiva e o contratante do serviço de transporte vai arcar sozinho com o custo. A origem e o destino da carga são únicos.
A modalidade é necessária em alguns casos, como no transporte de cargas perigosas, muitos produtos com o mesmo destino, produtos com necessidade de entrega imediata ou produtos químicos (que serão abordados detalhadamente a seguir).
CARGA EXPRESSA
A carga expressa é a que oferece entrega mais rápida, com prioridade. Esse modelo de transporte de carga é escolhido para cargas perecíveis, de alto valor agregado ou simplesmente entregas urgentes.
A carga expressa pode ocorrer dentro do sistema de carga fechada ou até na carga fracionada, quando o cliente paga um valor a mais para que sua mercadoria tenha prioridade sobre as outras. Nesses casos, o fato de ter alguma carga expressa, geralmente, implica em mudança de rota.
PRODUTOS QUÍMICOS
O serviço de transporte apresenta algumas particularidades quando a carga consiste em produtos químicos. Muitos destes produtos são considerados perigosos e, por isso, demandam protocolos de segurança e documentação específica.
Dessa forma, o transporte de cargas para a indústria química requer veículos e equipamentos adequados, além de condutores treinados para essa função. Trata-se de um serviço especializado, que deve ser prestado apenas por transportadoras autorizadas legalmente!
Dentre as exigências para o transporte de produtos químicos estão os certificados de capacitação do veículo e dos equipamentos de transporte de produtos perigosos, uso de Equipamentos de Proteção Individual para todos os funcionários envolvidos, Autorização Ambiental, kit de emergência e primeiros socorros, o documento que comprove que o condutor fez o curso de Movimentação de Produtos Perigosos e vários outros.
Pode parecer exagero, mas a verdade é que são esses documentos que garantem a segurança do motorista e dos produtos. A partir da análise deles, o contratante do serviço de transporte consegue perceber quais empresas são sérias, que se preocupam com os funcionários e a segurança da carga.
Para cada tipo de carga, é necessário um serviço de transporte específico. Saber diferenciá-los é essencial no planejamento logístico.
Ficou com alguma dúvida sobre transporte de cargas? Entre em contato com a Transmartins!
Veja outras publicações