TRANSMARTINS: UMA EMPRESA CERTIFICADA ISO 9001

A Transmartins aderiu à ISO 9001, objetivando garantir eficiência na prestação de serviços de transporte, de modo que continuamente, os processos sejam aprimorados, para que os clientes sejam cada vez mais fiéis ao nosso propósito.

Saiba mais sobre a ISO e como ela é importante.

O QUE É ISO 9001?

A ISO 9001:2015 é um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) elaborado pela International Organization for Standardization (ISO), que busca definir os requisitos para garantir padrões de qualidade, visando a satisfação dos clientes e a melhoria contínua do desempenho dos processos das empresas. 

É muito importante entender que aderir à ISO 9001 não necessariamente irá gerar satisfação para os clientes, redução de desperdícios, padronização dos processos e, principalmente, garantia da prestação de serviços de acordo com o acordado. É preciso que a organização tenha uma cultura orientada a Qualidade, com foco no cliente, caso contrário, esta empresa terá apenas um certificado para que seja mostrado ao mercado. E este é nosso maior desafio, fazer com que todas as áreas tenham consciência do seu papel e, que nossos colaboradores estejam alinhados com estes valores.

APLICAÇÃO DA ISO 9001 NA TRANSMARTINS

A implantação da versão 2015 da ISO 9001 na matriz da Transmartins em Belo Horizonte, foi uma iniciativa pioneira. A partir dela, buscou-se cumprir com a Política de Qualidade, cujo objetivo é atender às expectativas dos clientes e gerar satisfação com nosso serviço prestado.

Embora a certificação tenha sido concedida formalmente apenas à matriz, todas as boas práticas de gestão trazidas com a certificação são aplicadas, também, nas filiais.

COMO A ISO 9001 REFLETE OS VALORES DA TRANSMARTINS?

A política de Qualidade da empresa estabelece que “Através do desenvolvimento contínuo, deve-se buscar qualidade em transporte, atendendo os compromissos assumidos com os clientes e gerando satisfação para os envolvidos”. Esta premissa deve-se “amarrar” à declaração de propósitos (missão, visão e valores), gerando sinergia e coerência.:

MISSÃO:

Prestar serviços de transporte rodoviário de cargas com pontualidade, segurança e zelo, honrando os compromissos com os clientes, acionistas, colaboradores e sociedade.

VISÃO:

Ser reconhecida como uma transportadora eficiente em processos operacionais, com equipes motivadas e sustentabilidade do negócio.

VALORES:

  • Honestidade e transparência.
  • Respeito.
  • Valorização pelo profissional.
  • Simplicidade.
  • Disciplina.
  • Paixão pelo transporte.

Como podem ver, os conceitos estão bem correlacionados, inclusive, como é sabido que a felicidade dos colaboradores é fundamental para o êxito dos propósitos da Transmartins, que sempre busca proporcionar um bom ambiente de trabalho e melhorar continuamente também as boas práticas, tratando-se de gestão de pessoas.




Veja outras publicações