Dentre as 20 maiores economias do mundo, o Brasil ocupa a 2ª posição no ranking de mortes vinculadas ao trabalho. Pesquisa da Organização Internacional do Trabalho, que reuniu dados de 2012 a 2020, mostra que 21.467 brasileiros morreram por acidente ou doença laboral. Nesse período, foram registradas 5,6 milhões de patologias e acidentes de trabalho no país.
Embora existam leis que obriguem as empresas a seguir normas de segurança no trabalho, isso não é suficiente para garantir proteção e saúde ao trabalhador. A partir de dados assustadores como os apresentados, percebe-se a importância de ir além, com iniciativas que efetivamente preservem a integridade física e psicológica dos funcionários.
Neste post você vai conhecer as ações realizadas pela Transmartins para cumprir com este desafio.
COMO A TRANSMARTINS PROMOVE A SEGURANÇA NO TRABALHO?
Todas as atividades relacionadas à segurança no trabalho têm a finalidade de proteger a saúde dos funcionários. Algumas delas cumprem com esse objetivo diretamente, como a verificação técnica de equipamentos, por exemplo. Outras, levam à preservação da saúde indiretamente, como é o caso das campanhas de conscientização sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), dentre outras.
Assim, análises de risco, planejamento para emergências e elaboração de laudos técnicos configuram ações diretas e essenciais para a proteção dos trabalhadores. Entretanto, os programas de prevenção contra acidentes, palestras e campanhas de promoção da saúde e qualidade de vida também têm um papel importante na segurança do trabalho.
Na Transmartins, contamos com uma equipe de segurança do trabalho que cobre tanto as ações diretas quanto as indiretas. Além disso, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realiza constantes inspeções de segurança, para garantir o cumprimento das normas.
SEGURANÇA DO CONDUTOR
No Brasil, acontece um acidente de trânsito com vítima a cada sete minutos. Um dado alarmante que gera preocupação com nossos motoristas e com a sociedade, de modo geral. Portanto, tratando-se de uma empresa de transporte de cargas, é claro que a segurança do condutor deve ser uma das prioridades da Transmartins, visto que o risco é maior para essas pessoas.
É por isso que realizamos treinamentos constantes com os condutores contratados. Eles são capacitados em direção defensiva para, em primeiro lugar, evitar acidentes mesmo em condições adversas, como rodovias ruins ou a má condução de terceiros.
A Transmartins também é adepta ao software Frota Legal, que auxilia na segurança no trânsito. A partir desse aplicativo é possível observar o comportamento do condutor e classificá-lo em faixas de risco. Eventuais acidentes e pontuação na CNH são alguns dos critérios utilizados para a classificação. Dependendo da faixa em que ele estiver, pode ser convocado para novos treinamentos e programas de segurança para motoristas.
A segurança no trabalho exige procedimentos diferenciados, a depender do ramo de atuação da empresa. Outra particularidade do transporte de cargas é a atenção aos veículos utilizados, que precisam estar sempre em condições adequadas para garantir a segurança não apenas de nossos condutores como também de todas as outras pessoas nas rodovias.
Para que seja eficaz, o programa de segurança no trabalho precisa ultrapassar as obrigações legais. Na Transmartins, com o auxílio de treinamentos e palestras, é possível demonstrar aos funcionários como minimizar acidentes e doenças ocupacionais, gerando qualidade de vida. Quer saber mais sobre nossas ações de segurança no trabalho? Acompanhe a Transmartins nas redes sociais ou pelo site!
Veja outras publicações