O serviço de transporte e logística tem um papel fundamental em vários segmentos da economia brasileira, principalmente para empresas focadas em matérias primas para a indústria. Entretanto, quando não é bem planejado, o transporte de cargas pode gerar problemas legais, acidentes, multas e atrasos.
Por isso, a Transmartins investe constantemente em capacitação profissional, equipamentos e veículos, com o objetivo de cumprir com todos os requisitos legais e garantir o maior nível possível de segurança durante o transporte de cargas.
Leia esse artigo para entender as particularidades do transporte em cada segmento:
● INDÚSTRIA QUÍMICA
A indústria química abrange nove classes de produtos, incluindo substâncias tóxicas, explosivas, inflamáveis e até radioativas. Ou seja, contratar uma empresa de transporte e logística para esse tipo de material é uma questão muito séria.
Para atuar no transporte de cargas químicas é preciso ter conhecimento técnico, colaboradores capacitados e uma série de licenças específicas para cada tipo de material. Mais do que exigências legais, as licenças atestam a capacidade da transportadora de conduzir e entregar a carga em condições seguras para o meio ambiente e para as pessoas envolvidas na operação.
Os equipamentos e veículos precisam ser compatíveis com o peso e com as propriedades da carga, sendo ela líquida, sólida ou gasosa. Já os condutores devem receber treinamento para transporte de produtos perigosos.
Lembramos ainda que legalmente existem vias onde não é permitida a circulação de produtos químicos, geralmente em locais de alta densidade populacional, áreas de proteção ambiental ou onde há reservatórios de água. Assim, o planejamento de rota precisa ser cuidadoso.
Por todas as questões legais envolvidas no transporte de cargas químicas, contratar uma transportadora despreparada pode gerar atrasos ou até a apreensão da carga!
● CELULOSE
Tanto a celulose quanto o papel são produtos nobres e limpos, que exigem atenção no manuseio. Alguns cuidados diferenciam esse tipo de material nos processos de transporte e logística.
Um local de armazenamento limpo e arejado, além de equipamentos de transporte em bom estado de conservação e embalagens protetoras são muito importantes. O motivo é que ocorrências como vazamento de óleo, contato com ferrugem ou com madeira podem danificar a carga.
Tratando-se de uma carga frágil, deve ainda ser realizada uma inspeção preventiva, com o objetivo de garantir que ela não será molhada ou avariada de nenhuma forma.
● AUTOPEÇAS
As autopeças também exigem o manejo adequado para redução do risco de avarias. Assim, profissionais qualificados são fundamentais.
A transportadora é responsável pela organização da carga dentro do veículo, o que é um desafio no setor de autopeças, devido à variedade de tamanhos, pesos e formatos dos produtos. O posicionamento errado da carga pode resultar em danos à carga, ao veículo e até ao condutor.
O segundo desafio no transporte e logística de autopeças é que muitas vezes é necessário o transporte fracionado, isto é, a origem da carga é única, mas ela tem vários destinos. O papel da transportadora é definir um trajeto que seja econômico e ao mesmo tempo rápido, passando por diversos destinos.
● SIDERURGIA E METAL MECÂNICO
O transporte de cargas para as indústrias siderúrgica e metalúrgica tem várias semelhanças, como o peso elevado e a presença de grandes cargas indivisíveis. Outra característica comum aos dois setores é que ambos tem grande dependência da logística, que é complexa e cujo valor influencia no custo final do aço. Assim, contratar uma transportadora experiente faz toda a diferença.
Nesse segmento são necessários veículos específicos e terminais de carga adaptados, com pontes rolantes e berços de acordo com o diâmetro das bobinas, por exemplo. Os colaboradores também precisam ter conhecimentos específicos e treinamentos, visto que os padrões de segurança são rígidos no segmento.
● PETRÓLEO E GÁS
Assim como ocorre no transporte e logística para a indústria química, o transporte de combustíveis precisa seguir várias normas de segurança, estabelecidas em legislação específica para cada tipo de carga. O motivo é que petróleo e seus derivados utilizados como fonte de energia são classificados como produtos perigosos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enquanto estão em transporte.
Nesse segmento, o transporte de cargas requer documentação e certificação específicas, inclusive para o veículo utilizado. Os condutores precisam fazer o curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos e a transportadora deve obter o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos, entre outras licenças.
É exigida ainda sinalização sobre a carga e um kit de Equipamentos de Proteção Individual para o condutor.
● MINERAÇÃO
Os serviços de transporte e logística são fundamentais para as atividades das mineradoras. Na mineração, o transporte rodoviário ocorre tanto entre as cavas de minérios e os pátios de estocagem quanto entre os estoques e as siderúrgicas.
Nos locais onde ocorre a mineração, são utilizados caminhões fora de estrada, devido ao terreno irregular. Já para as rotas entre o pátio de estocagem e a indústria, os caminhões podem ser rígidos mas devidamente adequados ao peso e volume de minério.
Seja qual for o segmento, o transporte de cargas deve sempre ser realizado com cautela. Equipamentos adequados, cumprimento da legislação e colaboradores qualificados são essenciais para a segurança nas rodovias.
Contratar uma empresa de transporte e logística com experiência é a única opção para garantir a entrega segura da carga.
Ficou com alguma dúvida sobre o transporte de cargas? Escreva nos comentários, nossos especialistas podem te ajudar!
Veja outras publicações