Com o objetivo de prestar serviços de transporte e logística com menos danos para o meio ambiente, a Transmartins iniciou, em 2020, o planejamento para a instalação de uma usina de energia fotovoltaica na filial da empresa, localizada na cidade de Coronel Fabriciano, Minas Gerais. Em 2021 o processo foi concluído e a usina já está funcionando.
Saiba mais sobre o projeto lendo esse post:
O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA?
Assim como a energia solar térmica, a energia fotovoltaica utiliza painéis para captação direta de radiação solar. No caso da energia fotovoltaica, ocorre a conversão da radiação solar em energia elétrica renovável. Cada painel é composto por muitas células solares, feitas de material semicondutor.
Assim, a energia gerada é proveniente do sol, sendo portanto renovável e limpa. É a partir dela que nossos serviços de transporte passam a contribuir para a preservação da natureza.
O PROCESSO DE INSTALAÇÃO NA TRANSMARTINS
A Transmartins realizou uma seleção com mais de dez fornecedores, que foram avaliados em quesitos como o potencial de geração de energia, o tipo de equipamento usado, garantia da instalação e histórico da empresa. Após a escolha, a obra transcorreu conforme o planejamento.
De acordo com o Gerente de Planejamento da Transmartins, Sebastião Nunes Souza, a inauguração da usina foi um marco importante para a história da empresa e também para a filial de Coronel Fabriciano.
“As pessoas sempre pensam na economia de energia, que realmente é muito grande, mas no caso da Transmartins, queremos também ter iniciativas ambientais e voltadas para a sociedade. Eu acho que esse tipo de trabalho é uma semente valiosa que estamos plantando e, tenho a certeza, de que teremos bons incentivadores no local de trabalho. Por isso, vamos conseguir criar outras ações de redução de poluição e melhoria ambiental”, afirma Sebastião.
O gestor lembra, ainda, que a questão ambiental é cada vez mais discutida dentro da empresa e que a usina em breve contribuirá, também, com o fornecimento de energia para outras unidades.
“A usina vai gerar um excedente de energia, ou seja, mais energia do que gastamos atualmente na filial. Assim, é possível fazer com que as outras filiais do mesmo estado absorvam essa energia, o que é chamado de geração de crédito e é processado na Cemig. Então, a ideia é que essa usina também reduza em 80% os custos de energia em Belo Horizonte e em João Monlevade, outras duas unidades”, explica.
Vantagens da energia fotovoltaica
Embora a energia fotovoltaica tenha um alto custo de implantação, ela apresenta uma série de vantagens ambientais e econômicas, que compensam o investimento em longo prazo.
PRESERVA A NATUREZA
Em primeiro lugar, esse tipo de energia é inesgotável e não gera poluentes ou resíduos. Assim, a Transmartins contribui para o desenvolvimento sustentável na região de Coronel Fabriciano.
Até mesmo quando ocorre qualquer tipo de problema nos painéis solares e eles precisam de reparos ou troca, não é gerado lixo. Os equipamentos são fabricados em vidro e componentes metálicos, com cerca de 97% de potencial para reciclagem.
Diferente de outras energias renováveis, como a eólica, por exemplo, a geração de energia fotovoltaica emite ruídos em níveis baixos e não exige espaço na planta já que é possível instalar painéis solares sobre imóveis de qualquer tamanho, pois as placas são modulares. Como o processo fotovoltaico é bastante silencioso, a fauna da região não é perturbada.
GERA ECONOMIA
Considerando o baixo custo de manutenção, visto que os painéis exigem apenas limpeza, regularmente, somando ao fato de que a vida útil prevista é de cerca de 25 anos, é um investimento economicamente viável.
Para a implantação da usina fotovoltaica, a Transmartins fez um investimento de 350 mil reais e, de acordo com pesquisas de viabilidade, o retorno desse investimento ocorrerá em no máximo quatro anos, considerando a grande economia na conta de luz.
MAIOR INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA
Outra vantagem da instalação de uma usina fotovoltaica é a independência energética conquistada, em relação aos reajustes das concessionárias de energia elétrica.
Funciona da seguinte forma: toda a energia fotovoltaica gerada é injetada na rede elétrica da cidade e transformada em créditos na conta de luz. Ou seja, quando gera-se mais energia que se consome, o proprietário dos créditos energéticos paga somente a tarifa de disponibilização da rede e não as tarifas relacionadas ao consumo.
Isso significa que não é necessário se preocupar com os reajustes das taxas ou com o enquadramento no sistema de faixas de consumo, as famosas bandeiras tarifárias. A variação na conta de energia a cada mês é nula, não impactando assim o planejamento financeiro da empresa.
A Transmartins preza pelo respeito à natureza e, por isso, busca alternativas tecnológicas para transformar transporte e logistica em um ramo de negócios cada vez mais sustentável.
Veja outras publicações